Rotina leve e prazerosa: um novo desafio para o aprendizado das crianças

Garantir que as aprendizagens dos estudantes tenham continuidade, mas de forma simples e atraente é o novo desafio da equipe pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I, do Colégio Glória. Durante esse momento de isolamento social, manter as crianças em contato com os professores e atividades escolares, que possam ser realizadas em casa com as famílias, é fundamental.

“Está sendo um desafio, pois todos fomos pegos de surpresa. No entanto, o amor à nossa profissão fez nos adaptarmos para que nossos estudantes continuem tendo a qualidade de atendimento do nosso trabalho. Tivemos que nos organizar de maneira rápida e efetiva. Se tratando de Educação Infantil, partimos do princípio que não podíamos perder o que foi construído desde o início do ano. Sejam eles laços de amizades, com os professores, mas, principalmente, a rotina de atividades. Nesse sentido, pensamos em adequar as atividades de forma que seja significativa e o mais fácil possível, para que os pais possam realizá-las em casa, através de vídeos demonstrativos e orientações online, diretamente com cada professor. É um momento delicado, mas não podemos parar com as atividades, pois essas crianças voltarão para a escola e, tudo que for realizado nesse período, será muito importante para darmos continuidade ao nosso trabalho”, explica a Coordenadora da Educação Infantil, Danuza Galli.

Para um melhor desempenho das novas rotinas em que o aprendizado deve ser algo gradativo e prazeroso, é preciso estar bem emocionalmente, além disso, a família deve favorecer essas condições participando de todos os momentos. “É importante que as crianças realizem as propostas enviadas, mas também, é fundamental que elas fiquem bem nesse período de quarentena. Nossos professores e estudantes, do Ensino Fundamental I, encontram desafios maiores, pois nesta fase os estudantes necessitam da orientação de um adulto para compreenderem as atividades, cumprir alguns combinados e realizar tarefas sozinhos, para que alcancem uma aprendizagem mais efetiva. Por isso, precisamos do apoio das famílias e, graças a Deus, estamos tendo. Os pais precisam acompanhar o planejamento das aulas, as orientações e explicações dos professores que são dadas através de vídeos, áudios, cronograma do passo a passo das atividades. Também são enviadas sugestões de outras videoaulas, filmes e leituras”, complementa Edileide Kielba, Coordenadora do Fundamental I.

Qualquer dúvida ou orientação pode ser solicitado através dos e-mails das coordenações pedagógicas:
infantil@colegionsgloria.com.br

fundamental1@colegionsgloria.com.br