Reflexões marcam o Dia Internacional da Mulher no colégio

Da assessoria – As turmas do 5º ano a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Glória, de Francisco Beltrão, realizaram momentos de reflexão e manifestos, em decorrência ao Dia Internacional da Mulher, tradicionalmente comemorado dia 8 de março.

Os estudantes receberam a psicóloga e mestra em educação, Jaqueline Tubin Fieira, para uma bate-papo sobre a atualidade em que perdura a violência, a desigualdade e o desrespeito às mulheres. “Hoje é um dia de luta. Também se comemora os avanços já alcançados. Mas, principalmente, é uma data em que ainda temos muito que avançar e que pontua essa igualdade de direitos entre homens e mulheres, contra a discriminação de gênero”, comentou a psicóloga.

Jaqueline também ressaltou como é importante a abordagem (igualdade de gênero) dentro da escola, bem como os educadores estarem preparados para a formação de valores nesta dimensão. “O professor ensina no dia a dia, a partir do momento em que ele entra na sala, seja com alguma palavra sobre comentários que baixem o auto estima da mulher com relação à obesidade, cabelo, cor, roupa, piadas machistas, enfim, tudo no professor comunica e ensina. A escola é ainda um lugar em que nós, mulheres, somos aceitas, mas existem muitos lugares na sociedade em que não esperam que nós estejamos lá, como alguns cargos profissionais, de liderança e gerenciais. A escola é um lugar para que conscientize meninos e meninas sobre a realidade lá fora”, concluiu.

Durante a manhã, os alunos participaram, também, de um momento reflexivo na quadra do colégio com a exposição de cartazes de manifestos, música, vídeos e jogral. Já os estudantes do turno vespertino trabalharam o tema em sala de aula com a confecção de cartões homenageando as colegas e as professoras. Além disso, algumas turmas produziram mensagens para entregar às mulheres que mais os inspirassem.