Pastoral Escolar

O Colégio Glória é uma instituição confessional católica, fundada e administrada pela Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, IENS, revelando-se como lugar e meio privilegiado para promover a evangelização.

Nosso fazer pastoral observa os cenários atuais de evangelização, não sendo verticalizada e sem sentido, mas sim partindo da nossa cultura e realidade local, semeando o terreno, germinando a semente, cuidando da terra, celebrando o fruto que floresce.

Na escola há um terreno fértil para a evangelização, tendo como objetivo “evangelizar educando”.

Ser anúncio através de uma Educação Integral que forma, não só para uma excelência acadêmica, mas também para uma formação que humaniza e transforma, protagonizada desde o princípio do fazer Educativo das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, pela fundadora Maria Teresa de Jesus Gerhardinger.

Matizes:

A pastoral do Colégio Nossa Senhora da Glória tem uma espiritualidade caracterizada nas seguintes matizes:

Encarnada

Deus quis se encarnar e assumir a condição humana (Jo1) através de seu Filho Jesus. Assumindo nossa realidade existencial, Ele dá sentido à nossa vida e nossas lutas (FI 2,5-8). Somos chamados a assumir as realidades onde estamos inseridos e a viver concretamente nossa fé no crucificado-ressuscitado, que nos leva a ser presença de esperança e coragem, abertos ao sopro vital - à Ruah. Uma espiritualidade encarnada é uma espiritualidade de contínua transformação, que se processa gradativamente e influencia toda a realidade de nossa vida.

No cristianismo, Deus é Trindade, isto é, Comunidade. Jesus de Nazaré, pelas suas palavras e ações, no seu ser e viver, revelou as duas pessoas divinas: o Pai e o Espírito Santo. “Tudo nele respirava comunhão e participação”. É um ser em relação, que age em comunhão e unidade, no respeito e complementaridade das alteridades. Cada pessoa que participa e colabora nas escolas da rede vai encarnado o carisma e vivendo segundo sua mística. Cada comunidade escolar vive segundo o Espírito do carisma que sopra os rumos da história destas unidades. A espiritualidade trinitária, portanto, nos desafia a viver a unidade na diversidade, numa relação colaborativa e dialogal.

A Trindade é inclusiva, as pessoas são respeitadas na sua alteridade. É por isto que a espiritualidade cristã “não faz acepção de pessoas” (At 10,34) e de culturas, que nas diferenças não exclui, mas inclui num diálogo aberto a diversidade humana e universal. E, a exemplo de M. Teresa de Jesus, “[...] não excluímos ninguém de nossa preocupação” (Vós Sois Enviadas, 24). Todo ser humano é chamado a viver o princípio fundante e comum a todas as religiões: amar ao próximo, como a si mesmo.

No arquétipo feminino do cristianismo, Maria é a “agraciada” por Deus, tornando-se portadora de uma Boa Nova. É a mãe de Jesus de Nazaré (Lc 1,26), é mãe da Igreja (LG 63) e é mãe da Congregação. Na perspectiva da espiritualidade, o seu fiat e o seu Magnificat estão carregados de sentido teológico existencial, histórico e de projeto de Reino que nos desafia na missão educativa. No encontro de Maria com Isabel se dá a partilha da fé e vida, de saberes e de esperanças. Maria, a quem Maria Teresa consagrou a Congregação, nos inspira e nos empodera a sermos mulheres e homens proféticos, na edificação de uma sociedade mais humana, fraterna e solidária.

As escolas da Rede IENS são comprometidas com o cultivo de uma espiritualidade encarnada e contextualizada; parte da escuta da realidade das pessoas e de seus contextos para, de fato, gerar mudança interior, comunitária e social, “capaz de proporcionar um novo sentido à vida ou abrir novos campos de experiências e de profundidade, rumo ao próprio coração e ao Mistério de todas as coisas”. Suscitará engajamento eco - solidário, da saída de si mesmo para ir ao encontro do outro, do diferente.