Pastoral Glória: valores que “contagiam”

Os seres humanos, em sua maioria, anseiam o melhor para si mesmo e para aqueles que os cercam. Infelizmente o que alguns julgam que é “o melhor”, nem sempre é bom, moral e ético. Por mais subjetivo que seja, o modo que olhamos nossa realidade existem alguns fundamentos que tornam-se basilares na construção de uma convivência mais fraterna e harmoniosa. Tais fundamentos são nossos valores e virtudes.

Biblicamente as quatro virtudes cardeais – Prudência, Temperança, Fortaleza e Justiça – têm uma importância ímpar, não perdendo nunca sua atualidade. Nestes tempos de pandemia que, consequentemente, acompanha o isolamento social, medo, angústia, preocupação, entre tantas outras emoções, uma pequena dose a mais destas quatro (virtudes) em nossa complexa e amarga realidade pode adoçar significativamente a vida.

A Prudência cuida do lado prático da vida, da ação correta e busca os meios para agir bem. A Temperança é o autocontrole, autodomínio, renúncia, moderação; ordena afetos, domestica os instintos, sublima as paixões, organiza a sexualidade, modera os impulsos e apetites. A Fortaleza faz-nos fortes no bem, na fé, no amor. Leva-nos a perseverar nas coisas difíceis e árduas, a resistir à mediocridade e omissões. Por fim, a Justiça regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos.

Muito mais poderíamos falar sobre cada uma das virtudes cardeais, mas o objetivo é apenas relembrar a existência delas (sim, muitos já se esqueceram). Enquanto escola, não perdemos nosso anseio por inspirar e, neste momento difícil, propomos um olhar a estes e muitos outros valores. São pequenos gestos que inspiram, gerando uma corrente do bem para a transformação social. E, que tal começarmos com pequenas mudanças dentro de casa para contagiarmos a família com valores do bem? Topa esse desafio?

Diego Garcia
Professor e Agente de Pastoral


Valores que contagiam! Em tempos que a palavra “contágio” é tão temida, nós podemos utilizá-la de maneira positiva, com esperança. Através das nossas redes sociais, nas próximas semanas, faremos reflexões e desafios simples para o dia a dia, com o objetivo de espalhar e contagiar valores que transformam. Vamos juntos nesse movimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *