Nova rotina: estudantes do Glória seguem com atividades pedagógicas em casa

Em casa, a estudante do 7º ano, Manuela Skittberg Faé, realizando as tarefas escolares.

“Quarentena não é férias!” Com certeza essa é uma das frases mais ouvidas nos últimos dias e, realmente, no Colégio Glória as férias ainda não chegaram, pelo contrário: é hora de se adaptar e dar sequência aos estudos. Com a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) pelo Brasil, a paralisação para conter o avanço atingiu diversos setores, inclusive o de educação. Mas como lidar com essa situação para que os estudantes não sejam prejudicados durante esse período e posteriormente?

A equipe pedagógica do Glória preparou um plano de produção e adequação de conteúdos com o objetivo de garantir que as atividades escolares tenham continuidade, só que em casa. A tecnologia, que já é presente no dia a dia do colégio, é uma grande aliada desse novo processo. “O maior desafio é que todos entendam a dinâmica do processo. Readequar sempre é delicado, ainda mais no curto período de tempo que tivemos. Assim, elencar um canal de comunicação onde a maioria já está acostumada com a interação foi a alternativa mais coerente para o momento. Mudar os hábitos de utilização deste canal também são difíceis, mas aos poucos entraremos no ritmo e, com certeza, teremos momentos de superação e conquistas”, explica Jornada Bonatto Berkenbrock, coordenadora de ensino.

Mudanças de hábitos e readequação de rotina querem força de vontade e determinação e, para que os estudantes consigam acompanhar o novos processos pedagógicos, escola e família precisam estar em sintonia. “O acompanhamento familiar é extremamente importante, para que os alunos compreendam a importância do momento e também saibam que estão amparados, não somente por seus professores que estão dedicando-se para estar o mais próximo possível, mas também por suas famílias”, complementa Jordana.

O atual momento pede resiliência, persistência e, ao mesmo tempo, mais empatia. A diretora do CNSG, Ir. Cristiane Martins da Rocha, lembra que “o ritmo de vida corrido que estávamos vivendo, hoje exige de nós uma parada para reflexão, estar com a família, para o autoconhecimento, além de valorizar aquilo que antes não era valorizado. Somos convidados a nos importamos com o nosso próximo, a enxergar o coletivo, a formarmos uma corrente do bem e do amor”.

O Colégio Glória continuará com as atividades pedagógicas para todos os níveis, do Maternal ao Ensino Médio, através das plataformas digitais, como previsto em planejamento pelas equipes. Comunicados e outras orientações importantes também seguem sendo atualizadas nos canais de comunicação oficiais do Colégio.