Fundamental I

.

Apresentação

Desejamos que os estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental desenvolvam a capacidade de interagir com a realidade em que vivem, respeitem as diferenças e se tornem indivíduos críticos e reflexivos. Para isso, nosso Colégio oferece uma educação integral e inovadora, a qual preocupa-se com o desenvolvimento de competências e habilidades para a promoção da autonomia, da responsabilidade e dos valores. Uma educação que segue princípios para a transformação e inclusão, que ensina com ternura e firmeza, de acordo com os ensinamentos de Madre Teresa.

Nosso processo de ensino aprendizagem é inspirado nas teorias sócio interacionistas e na teoria da aprendizagem significativa, as quais buscam um movimento ativo e interativo, no qual os estudantes constroem e reconstroem conhecimentos, saberes e valores, ao serem mediados pela cultura e pela ação docente. Ação caracterizada por organizar e propor situações que desafiam o pensamento dos estudantes e os mobilizam a buscar soluções e respostas para os desafios.

É nas séries iniciais do Ensino Fundamental que os estudantes aprendem a compreender o mundo social, natural e o mundo das ciências. Esse processo se dá por meio de práticas investigativas, que motivem a apropriação de conceitos básicos nesta fase de ensino.

Pensando nisso, nossa equipe conta professores capacitados e que estão em contínua formação. Oferece um Programa Bilíngue com 5 horas semanais, e aulas de Educação Tecnológica (Robótica), duas vezes por semana, as quais contribuem para a compreensão do mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos. Essas aulas são pautadas em desafios que provocam a curiosidade, o desejo de descobrir e a vontade de criar.

Além disso, oportunizamos aulas de Inglês com carga horária diferenciada (duas aulas semanais), pensadas a partir de uma metodologia dinâmica, interativa e contextualizada com todas as áreas do conhecimento. Trabalho que torna o estudante protagonista do seu aprendizado. Dispomos de aulas de Educação Física (duas vezes por semana), as quais incluem jogos, iniciação esportiva, danças, ritmos e dinâmicas colaborativas que desenvolvem a interação social, o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora ampla e a linguagem corporal.

  Nos 5os anos, trabalhamos com um projeto de autorregulação, desenvolvido por meio da leitura do livro “(Des) venturas de Testas, o qual objetiva desenvolver a competência cognitivo-comportamental transversal e aprendida, para monitorizar e avaliar os pensamentos, sentimentos e comportamentos. Utilizamos a plataforma Leitura e Companhia, com o intuito de avaliar as habilidades leitoras, baseadas na Matriz de Referência do SAEB, por meio de vídeos para a leitura e fóruns de discussão sobre a obra.

Oportunizamos viagens de estudos e aulas passeio, que alinham a teoria à prática e consolidam o aprendizado de sala de aula. Além de oficinas de futsal, violão, coral, ginástica rítmica e karatê, no contra turno e/ou horário estendido. Também contamos com o atendimento de poio, no contra turno, 1h30min semanais.

Acreditamos que a avaliação é parte integrante do processo pedagógico, por esse motivo, a realizamos de forma contínua e reflexiva, possibilitando ao educador analisar os avanços, as dificuldades, o modo de pensar e compreender os objetos de estudos, e o grau de desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos estudantes.