Estudante do Glória participa do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil promovido pelo Iphan

A diretora geral, Ir. Cristiane Martins da Rocha e a estudante Luisa Cadena Urio viajam hoje, 14, para São Paulo, onde acontecerá o fórum.

A estudante Luisa Cadena Urio, do 8º ano, do Colégio Nossa Senhora da Glória de Francisco Beltrão, integra o grupo de noventa jovens brasileiros e espanhóis, da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), que participarão do I Fórum de Patrimônio Jovem Espanha-Brasil. O encontro será realizado em São Paulo de 15 a 17 de novembro.

O evento, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Colégio Miguel de Cervantes (SP), busca ressaltar e valorizar a importância da salvaguarda do Patrimônio Mundial e, reunirá diversas atividades em três dias, envolvendo estudantes entre 12 e 15 anos. As oficinas serão ministradas por representantes do Ministério da Cultura da Espanha e do Iphan, em espanhol e em português.

As atividades propostas durante o fórum será um meio de ouvir e interagir com os jovens para entender suas percepções sobre o tema “Patrimônio Cultural Imaterial e identidade”, além de levá-los a refletir sobre o futuro, a importância da valorização da interculturalidade e a necessidade de estilos de vida sustentáveis. “Nossa cultura foi deixada para nós, é a nossa história, por isso é importante que a conservamos, é nossa identidade. Estou muito feliz e ansiosa ao mesmo tempo com essa oportunidade. Quero aprender muito, trocar experiências e, depois, trazer para o colégio para discutirmos juntos, já que o Glória já presa por valores culturais e a sustentabilidade”, comenta a aluna Luisa.

Durante a programação também estão previstas uma mostra audiovisual hispano-brasileira sobre o Flamenco e o Jongo; degustação de comidas da dieta mediterrânea e da cozinha quilombola; visitas a museus; passeio pelo Centro de São Paulo (SP); entre outros. No total, 40 professores acompanharão os alunos durante as atividades. Do Colégio Glória, a diretora geral, Ir. Cristiane Martins da Rocha, participará com a aluna Luisa.