Atividades em comemoração ao Dia da Unidade

No domingo, 9 de maio, Dia da Unidade, a Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora celebra a vida de Maria Teresa de Jesus Gerhardinger e seu Carisma, vivo em cada um de nós que fazemos parte desta obra.
No Colégio Glória, as comemorações e reflexões, pela data especial, aconteceram durante esta semana, motivadas pela Pastoral Escolar e colaboradores.


Em 1833, quando Carolina Gerhardinger ousou fundar a Congregação, a qual consagrou a Nossa Senhora, tomou como nome Maria Teresa de Jesus Gerhardinger e elaborou uma constituição inspirada nos fundamentos teológicos de Santo Agostinho, que por sua vez, fundamenta-se no Evangelho de Jesus Cristo, sobretudo nos escritos de São João: “Como Tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo … a fim de que todos sejam um” ( Jo 17,18.21). A busca da unidade com Deus, com os outros, com a natureza e entre as Irmãs sempre esteve presente na vida de Madre Teresa.

Quando Madre Teresa se uniu definitivamente na Glória de Deus, em 09 de maio de 1879,  as Irmãs (em torno de 2.500) presentes por toda a Europa e América do Norte, escolheram este dia para celebrar o dia da Congregação, denominando o “Dia da Unidade”, no intuito de fomentar o princípio fundacional “ a Unidade na Diversidade”.

Ir. Josete Rech
Gestora da Pastoral Educacional – IENS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *