28 de abril – Dia Mundial da Educação

Somos inspirados por Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, fundadora da Congregação da Irmãs Escolares de Nossa Senhora, a qual o Colégio Glória pertence, a seguir a missão de educar para a transformação, a proclamar a boa nova. Neste Dia Mundial da Educação (28/04), nossa homenagem se estende a todos que assumem esse papel importante na construção da sociedade, que se reinventam em meio às necessidades do mundo e criam novas possibilidades, que fazem acontecer a educação que transforma.

Acreditamos no poder transformador da educação, por isso somos educadores em tudo o que somos e fazemos.


Sobre o Dia Mundial da Educação

A data foi instituída na cidade de Dakar, no Senegal, no dia 28 de abril de 2000. O marco foi o Fórum Mundial da Educação, organizado pela UNESCO, onde líderes de 164 países, incluindo o Brasil, firmaram o compromisso de desenvolver ações para assegurar uma educação de qualidade a todos.

Conforme o item 7 da Declaração de Dakar, os objetivos propostos para a educação deveriam ser cumpridos pelos países dentro de quinze anos. Em 2015, portanto, foi realizado outro Fórum da Educação, dessa vez na Coreia do Sul, onde seriam estabelecidas novas metas, válidas até o ano de 2030. Nesse segundo encontro, a Declaração de Icheon foi aprovada. O documento incentiva os países a fornecerem educação inclusiva, igualitária e de qualidade, além de oportunidades de aprendizado ao longo de toda a vida, para todos.  

A diretora-geral da Unesco à época, Irina Bokova, afirmou:  

“Essa Declaração é um grande passo à frente. Ela reflete a nossa determinação em garantir que todas as crianças e jovens adquiram os conhecimentos e as habilidades de que necessitam para viver com dignidade, para alcançar seu potencial e contribuir para suas sociedades como cidadãos globais responsáveis.”   

O Fórum da Educação e os objetivos estabelecidos na Declaração de Incheon fazem parte da agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, definidos até 2030. A educação é o 4º de 17 objetivos listados, e estabelece a necessidade “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.  

Os ODS também foram definidos em 2015, na 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses objetivos estipulam os temas que devem priorizados nas políticas públicas de todo o mundo até 2030. 

Fonte: Somos Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *