Colégio Glória mobiliza comunidade educativa para o Dia Internacional da Paz

Na última semana, estudantes do Colégio Glória, voluntariamente, mobilizaram-se com professores para produzir mil Tsurus de origami que estão expostos na estrutura frontal e interna da instituição.

A ação faz parte da comemoração do Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, instituído em 1981 pela ONU (Organização das Nações Unidas). A atividade, movimentada pela Pastoral Escolar, foi inspirada na Lenda dos Tsurus e na história da pequena Sadako, para manifestar o desejo de paz no mundo.

“Além do Tsuru ser um símbolo mundial da paz, nós, enquanto comunidade educativa, pudemos nos inspirar com a história de Sadako Sasaki, com um sentimento de indignação diante de todos aqueles que provocam guerras. Nós fazemos um apelo pela paz, através de um trabalho manual que passou pelas mãos de toda escola, dos alunos aos colaboradores, podendo demonstrar aos que passarem e verem o colorido dos Tsurus, nas paredes do colégio, que a paz não é algo que buscamos, mas sim algo que praticamos todos os dias, através dos pequenos gestos”, explica Diego Garcia professor e agente de pastoral.

Ave muito apreciada
Considerado sagrado, o Tsuru é uma das aves mais apreciadas na cultura asiática e inspirou muitas lendas. Segundo a crença popular, um Tsuru pode viver até 1000 anos, simbolizando longevidade e juventude e, por isso, acredita-se que quem conseguir construir mil origamis de Tsuru terá seu desejo alcançado. Essa lenda foi reforçada a partir da história de esperança e luta pela vida de Sadako Sasaki, uma pequena menina vítima da bomba de Hiroshima que, ao descobrir que estava com leucemia, começou a produzir os origamis com o objetivo de alcançar a cura e a paz para toda a humanidade.

Sadako não resistiu a doença e faleceu antes de conseguir dobrar todos os Tsurus, entretanto seus amigos ajudaram a terminar e realizar o seu sonho.
Em Hiroshima, o Monumento à Paz das Crianças segue inspirando a história e luta de Sadako por um mundo melhor.

Outras ações
Além da ação dos Tsurus, o Glória realizará, ao longo desta semana, outras atividades como o plantio de árvores na Amarbem, no bosque e horta do colégio e pintura de muros com temáticas voltadas à paz. O Colégio Glória, pertencente à Congregação da Irmãs Escolares de Nossa Senhora, é membro da Rede de Escolas Associadas da UNESCO e, também da Rede Shalom, ambas atuantes na construção por um mundo mais justo, humano, de empatia e paz.